Aprendendo as diferenças – Mangá, Manhua e Manhwa

giphy

Anime: Durarara

Este é o primeiro de dois posts da série Aprendendo as Diferenças, hoje iremos tratar da forma mais conhecida de conteúdo escrito do oriente: mangá, manhua e manhwa. Você sabe identificar de que país é um trabalho ao ler ele? Sabe como deve chamá-lo? Não se preocupe, o Kotatsu Redondo ensina:


Adoramos conhecer novas histórias, uma das fontes mais usadas para isso são os quadrinhos, não são? Hoje eu irei falar, em nome do Kotatsu Redondo, sobre as grandes diferenças entre os três tipos de quadrinhos orientais: mangá, manhua e manhwa.

Todos os termos simbolizam em seus países de origem histórias em quadrinhos, assim, de forma genérica. Contudo, fora dos países de origem, esses termos representam o que há de singular nestes quadrinhos feitos em cada um deles, e é isto que vou falar agora; em ordem cronológica:wu_geng

– Manhua: usado para se referir aos quadrinhos chineses atualmente, tem como grandes características um traço muito mais realista e serem totalmente coloridos e seu sentido de leitura é da direita para esquerda. Um grande exemplo bem conhecido é o Feng Shen Ji, ilustrado ao lado. Uma curiosidade, os artistas de manhua são chamados de manhuajia.

fma-32-086– Mangá: usado para se referir aos quadrinhos japoneses, o termo surgiu como derivação de manhua; seus traços são muito variados, mas pode-se dizer que suas grandes características são os olhos maiores e mais expressivos, o uso de várias linhas para representar movimento/surpresa, serem publicados em preto e branco, com algumas vezes tendo as primeiras páginas coloridas como comemoração de algo e seu sentido de leitura da direita para esquerda, como os manhuas. É, sem dúvidas, o mais conhecido entre os três, e para ilustrar este tipo de obra, o clássico Fullmetal Alchemist é uma boa pedida. Os artistas de mangá são chamados de mangaká.

– Manhwatasha_fine_after_being_shot: usado para se referir aos quadrinhos coreanos, foi uma
derivação de manhua, não surgindo muito após o mangá; como grandes características, vale citar que os corpos são mais realistas, porém os rostos e olhos são mais cartunizados, além de não ter bem uma regra entre colorido e preto e branco (alguns são levemente coloridos, outros possuem cores mais fortes) e terem um sentido de leitura da esquerda para direita. Um exemplo, relativamente conhecido, é Witch Hunter. Os artistas de manhwa são chamados de manhwaga.

EXTRA:

rai_wings3– Webtoon ou Webcomic: este termo surgiu na Coréia do Sul e representa principalmente os manhwas que foram feitos para serem lidos online, mas não se prende apenas aos quadrinhos coreanos, podendo muito bem ter mangásmanhuas ou até mesmo quadrinhos de americanos, europeus, brasileiros… enfim, de qualquer lugar. Grandes características de webtoons incluem, em sua grande maioria (não é obrigatório), o que se chama de infinite scroll, ou seja, as páginas foram pensadas para serem ligadas umas às outras e serem trocadas não por um clique, mas pelo scroll do mouse, alguns efeitos em flash ou zoom (os mais antigos eram assim) – hoje em dia alguns webtoons possuem sons e efeitos especiais – mas na realidade o que garante esta classificação é criar os quadrinhos com este foco, é o mais abrangente dos termos. Há MUITOS exemplos famosos de webtoon, como por exemplo Noblesse. Os artistas de webtoon, pasmem, são chamados de artistas de webtoon.

Estas foram as diferenças entre mangá, manhua e manhwa (incluindo o webtoon!) – e aí, já chegaram a confundir eles? Comentem quais séries são suas favoritas em cada categoria \o/

Semana que vem, falarei sobre as diferenças entre Novel, Light Novel e Visual Novel, apesar de ser bem mais simples – até lá o/

Anúncios

9 respostas em “Aprendendo as diferenças – Mangá, Manhua e Manhwa

  1. Acho q vcs erraram em um detalhe, pelo q eu saiba manhuas são lidos de maneira ocidental (da esquerda para direita), pode pegar como exemplo um dos manhuas mais famosos: Tales of Demons and Gods

    Curtir

    • Na realidade, isso é algo mais recente que os manhuas baseados em novel possuem – um traço mais cartoon e lido da esquerda para direita.

      Eu estou tentando descobrir a razão disso faz um tempo, mas a única explicação que posso dar por enquanto é que eles estão tentando atrair um público mais infantil, mais familiar – há alterações significativas nas histórias, Soul Land (Douluou Dalu) é um ótimo exemplo.

      Sobre o manhua “tradicional”, que eu usei para o post, procure depois o exemplo citado no post, e você reparará que este post não está errado… Por ora, devido à essa tendência nova de manhua, eu admito estar incompleto…

      Curtir

  2. Agora eu entendi, agora eu saquei, agora todas as pessas se encaixam, bela explicação, mas esqueceu de falar (ou talvez eu esteja errado e não seja maioria) uma grande quantidade de manhwas e manhas são baseados em novels.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s