Review de clássico: Laputa: O Castelo no Céu

20151109-flight-off-laputa-sheeta-27960762-1600-954

Continuando o review de clássicos, Laputa: O Castelo no Céu.

Laputa: O Castelo no Céu (天空の城ラピュタ, Tenkuu no Shiro Laputa), ao contrário de Nausicaä do Vale do Vento, já é oficialmente uma produção do estúdio Ghibli.Também conta com Hayao Miyazaki na direção, além do roteiro original. Foi lançado em 1986.

Quando à animação, o estilo do estúdio Ghibli não envelheceu. Isso se mantém de Nausicaä.

O cenário de Laputa é menos caótico que Nausicaä. Não é um fim do mundo: A cidade mostrada vive de mineração e as pessoas levam vidas normais.

O mundo parece passar por uma revolução industrial. A diferença fica por conta dos grandes airships e os piratas do céu.

Nesse mundo, uma história fantasiosa contada por gerações: Laputa, o castelo no céu. Um imenso castelo flutuante escondido dentre as nuvens. Agora podemos introduzir o protagonista, Pazu.

O pai de Pazu era um piloto, e jura ter visto Laputa com os próprios olhos, além de ter uma fotografia parcial de um castelo escondido dentre as nuvens. Pazu, órfão, trabalha nas minas para sobreviver. Na sua pequena casa de madeira ele guarda pertences do pai, como a foto do castelo voador e o avião que está construindo, para provar ao mundo que o pai não era um charlatão.

Certo dia, Pazu vê uma luz descendo dos céus. Essa luz era o pingente de uma garota, inconsciente, flutuando lentamente do céu até os braços de Pazu.

A garota é Sheeta, que foge do exército e dos piratas. Eles a perseguem pelo seu pingente e pela sua identidade. Sheeta pode mostrar o caminho até Laputa, uma civilização extinta à 700 anos da qual ela é descendente.

A civilização da Laputa era cientificamente muito mais avançada do que a civilização na terra firme. O exército procura agora o castelo para se apropriar de seus lendários tesouros e da tecnologia perdida no castelo.

A história é uma aventura para chegar em Laputa antes do exército e impedir que eles se apoderem das armas poderosas do castelo voador.

Vale a pena assistir?
Com certeza. Laputa é um clássico. Tem referências dele em muitos animes atuais. Acima de ser um clássico, ele é bonito de assistir. Aventura, ação e uma parte cômica que fica por conta dos piratas.

Fiquem com o encerramento de Laputa, tirado do especial de 25 anos do estúdio Ghibli:

Uma resposta em “Review de clássico: Laputa: O Castelo no Céu

Deixe um comentário